A postura d@ violonista: qual a melhor maneira de segurar o violão?
top of page

A postura d@ violonista: qual a melhor maneira de segurar o violão?

Atualizado: 11 de jul. de 2021

A postura é um assunto que devemos sempre discutir e pensar sobre. Tudo depende dela!

A forma como nós seguramos o instrumento influencia o desempenho da coordenação motora, o que interfere diretamente na nossa sonoridade.

Podemos pensar que somos atletas de pequenos músculos. E esses músculos precisam de estar bem posicionamos para um bom funcionamento


Isso significa que existe uma única fórmula certa de se posicionar ? A resposta para mim é NÃO!

Temos que pensar que cada um tem uma estatura física diferente, então, o que funciona para um pode causar lesões no outro.


O violão é um instrumento muito novo quando a gente pensa em uma técnica consolidada ao longo de muitos anos. Se observarmos em relação a outros instrumentos (como o exemplo do violino, ou flauta transversal) vemos que há um consenso mais próximo entre as posturas e formas de segurar o instrumento.


Mas quando falamos de violão , percebemos uma grande variedade nas formas de segurar o instrumento.

Mas vamos então visualizar algumas posturas ao longo do tempo




Francisco Tárrega (1852 - 1909). Um dos percussores dessa postura e da escola “erudita” do violão. Foi da mesma época do surgimento desse formato conhecemos hoje - violão na perna esquerda com um banco elevando a perna esquerda










Rosinha de Valença. Com o violão na perna direita, que esta cruzada com a perna esquerda. Postura muito utilizada por violonistas flamencos e também da musica popular brasileira.


Fonte: http://moozyca.com/artigo/45-anos-de-ipanema-beat-uma-perola-rara-de-rosinha-de-valenca









Paul Gaibraith. Com uma postura "parecida" com violoncelo, Paul construiu uma caixa de ressonância e uma espécie de “espigão” para sustentar o violão nessa base.








Bom, ja deu pra ver que a postura não é um consenso. E quando observamos a técnica de cada um desses músicos que utilizam essas posturas acima, vemos que as técnicas funcionam, todos (as) são exímios violonistas!



Mas então vamos a questão principal:


QUAL O MOTIVO DE SE PREOCUPAR COM A POSTURA?

Talvez o nosso pensamento seja em primeiro lugar o desenvolvimento técnico, mas temos que lembrar que antes disso vem uma questão fundamental que é a nossa saúde física.

Estar com uma postura ruim para seu corpo pode causar lesões.

Claro que a postura não é a única causa de uma lesão, estudos repetitivos sem um tempo de intervalo também pode causar alguns males, dentre outros hábitos.


Essas lesões podem ser evitadas quando utilizamos a posição mais próxima ao que nosso corpo é. É preciso observar o nosso corpo e ver os sinais que ele da, como dores ou desconfortos.


A dica aqui hoje é que você não desista de achar a sua postura ideal. Para isso é preciso TESTAR. Ver as diversas posturas de outros violonistas e analisar quais posturas funcionam para você.

Eu utilizo um espelho pra me ajudar essa empreitada e também aguns suportes. Mas esse assunto vai ficar para o próximo post!

Até la!


59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page